Nesta parte, demonstrarei algumas das comidas ritualísticas servidas aos Orixás e Guias da Umbanda. Lembrando que, estas comidas são muito gostosas, e podem ser consumidas pelas pessoas. Lembrando também que, nas festas aos Orixás, estas mesmas comidas são servidas ao povo presente, com algumas pequenas modificações em alguns casos. 
  
 

           Sarapatel: Afervente os miúdos do porco, corte-os em pedaços pequenos e tempere com louro, alho, coentro, pimenta, cebola ralada etc. Após isso feito, coloque os miúdos em um molho feito com vinagre e tomates. Afervente o sangue do porco até endurecer, depois de duro, esfarele-o e misture aos miúdos e, cozinhe tudo junto. 
 

            Xinxim de galinha: Cozinhe a galinha com os miúdos em um pouco de água com sal, camarão ralado, salsa, cebola ralada e pimenta do reino. Depois que a galinha estiver cozida, misture mais ou menos uma xícara de azeite de dendê. 
 

            Deburu: Pipoca de dendê estourada na areia. Mas, pode-se estourá-la normalmente em uma panela. 
 

           Acaçá: Pegue milho pilado sem casca, coloque-o em água fria até que inche. Depois, limpe-o e o escorra em água fria. Rale ou moa o mesmo. Tempere com um pouco de sal e alho, e, cozinhe até chegar ao ponto de se fazerem bolinhos; depois, enrole os bolinhos em folhas bem novas e verdes de bananeira. 
 

            Axoxó: Pegue milho pilado sem casca, coloque-o em água fria até que inche. Depois, limpe-o e o escorra em água fria. Rale ou moa o mesmo. Cozinhe até chegar ao ponto (como se fosse um curau ou angu); depois, cubra com mel e fatias de coco.
 

           Axoxô: Papa de milho (angu), e peixe assado cheio de farofa de dendê. 
Farofa de dendê: Farinha de mandioca, dendê e tempero dos Orixás; sendo que se pode colocar os axés do animal, isso, dependendo do Orixá. 
 

            Vatapá: Pegue a flor de arroz e tempere-a com castanha de caju, amendoim, coentro, hortelã, salsa, pimenta malagueta, pimenta do reino, gengibre, sal, alho e cebola ralada, tudo ralado e moído. Cozinhe um peixe com a cabeça, somente na água. Rale um camarão e misture-o no azeite de dendê, coloque para cozinhar junto com o peixe; quando o peixe estiver fervendo, coloque leite de coco e deixe cozinhar até o ponto (mais ou menos como se fosse um angu). Pode-se aproveitar o caldo e fazer um purê. 
 

            Moqueca de peixe: Pegue um peixe, de preferência seco; deixe-o de molho por algumas horas em um pouco de água, coentro, hortelã, pimenta, cebola ralada, salsa, tomate, sal e um pouco de alho. Depois, leve o peixe ao fogo em um pouco de água até que cozinhe, depois, coloque azeite de dendê e deixe que cozinhe por mais um tempo. 
 

           Curau de milho: Ralar o milho, pilá-lo e cozinha-lo no leite ou água; depois, adoçar com um pouquinho de mel e colocar um pouco de canela ralada e um pouquinho mais de coco ralado por cima. 
 

           Acarajé: Coloque feijão fradinho ou branco, de molho na água até inchar. Depois, moa-o e tempere-o com camarão seco ralado, cebola ralada, sal, hortelã, pimenta e salsa. Depois bata a massa e deixe-a descansar por uns vinte minutos. Depois é só fazer os bolinhos e fritá-los no azeite de dendê. 
 

            Caruru: Cabeça de peixe e quiabos. Temperar com camarão seco ralado, cebola ralada, coentro, pimenta, salsa e sal. Depois, cozinhe em um pouco de água, quando estiver no ponto, coloque azeite de dendê e deixe cozinhar por mais uns dois minutos. 
 

           Aussá: Cozinhe o arroz em água e sal até dar liga. Depois, frite carne seca gorda (pode ser de maçã de peito), cortada em pequenos pedaços, depois de frita, coloca-se cebola roxa, e deixa-se que frite um pouquinho só. Depois, jogue a gordura da carne seca no arroz para temperá-lo, e depois, coloque a carne seca com a cebola em cima do arroz, podendo misturar um pouco se quiser. 
 

           Efó: Escaldar folhas de taioba, língua de vaca, serralha e oropronóbs, e depois, passar todas as folhas na maquina de moer. Cozinhe em água. Quando cozido, junte leite de coco, camarão ralado, dendê, amendoim ralado, castanha de caju, gengibre, cebola ralada, alho e sal. Depois, deixe cozinhar mais um pouco. 
 

            Oguede: Descasque bananas e corte-as em comprido; depois, deixe-as secar ao sol. Depois de secas, deve-se pila-las (socar no pilão), e logo depois, passá-las na peneira. Pode-se comer esta farinha com queijo (de preferencia de cabra) cru. Também se pode fritar o queijo e a farinha (oguede) na manteiga. 
 

           Cuscuz: Pegue fubá, junte queijo ralado e em pedacinhos, açúcar, uma pitadinha de sal, e depois junte leite aos poucos, até que fique no ponto. Coloque enrolado em um pano na cuscuzeira sem apertar muito, e cozinhe em banho maria. 
 

           Cuscuz de tapioca: O mesmo cuscuz, só que feito com farinha de mandioca ao invés de fubá. 
 

           Omalá: Cozinha-se a rabada de boi na água, temperada com urucum (para dar cor), salsa, coentro, camarão ralado, cebola ralada, pimenta do reino, sal e um pouquinho de dendê. Depois de cozida a rabada, coloca-se mais dendê e quiabos inteiros e deixa-se que cozinhe os quiabos. Os quiabos, não devem se desmanchar. 
 

            Feijoada: Cozinhar feijão preto com miúdos e pedaços de porco; depois, temperar com pimenta do reino, pimenta vermelha, salsa, sal, dendê, coentro, cebola e alho. 
 

           Umulucu: Pega-se feijão fradinho ou branco, descasca-o e cozinha-o na água. Tempere com azeite de dendê, camarão seco, salsa, coentro, sal (para os Orixás que são Balés, em muitos terreiros, não se usa o sal, pois é o símbolo da vida, e, os Orixás Balés são ligados a Iku/morte), alho e cebola ralada. Depois de cozido faça uma massa, e depois, serve-se em forma de purê ou bolinhos. 
 

           Umulucu de Ixu (inhame): É quase a mesma coisa do Umulucu comum, só que é feito com inhame. Pega-se o inhame com casca e cozinha-o na água ou dendê, quando estiver pronto, descasca-se os inhames e faze-se uma massa. Tempere com dendê, camarão seco, pimenta do reino, salsa, coentro, sal, alho e cebola ralada. Depois, serve-se em forma de purê ou bolinhos. 
 

           Manjá do Orum (céu/alem): Pega-se maizena, leite, e, faze-se um mingau com um pouco de açúcar. 
 

            Abunã: Umulucu feito com ovos de tartaruga cozidos inteiros e servidos no próprio casco da tartaruga, coberto com folhas de bananeira. 
 

            Mungunzá: Canjica branca temperada com camarão seco ralado, salsa, pimenta do reino, sal, alho, cebola ralada e coentro. A canjica deve ser cozida quase sem caldo. 
 

           Molho dos Orixás ou, tempero dos Orixás: Colocar no azeite de dendê: pimenta do reino, cebola ralada, camarão seco ralado, salsa, coentro, pimenta vermelha amassada, alho amassado, cebolinha e sal. Este tempero pode ser usado como uma espécie de molho nos acarajés, por exemplo. 
  
 

            Nota importante sobre o sal: É um elemento de grande poder e pureza; é ligado a vida e a purificação, por isso, não se coloca sal nos alimentos ritualísticos de Nanã e Oxalá em muitos terreiros, pois são muito ligados a Iku, a morte.