ORIXAS E A ENTIDADES DE UMBANDA

Nesta página falaremos dos tão importantes orixás e entidades da Umbanda.
A palavra orixá vem do sânscrito e é composta de OR ou ORI que significa cabeça em Ioruba e XÁ que significa senhor, chefe e o dono. São as forças criativas da natureza. Conhecidos também como chefe de cabeça.

  ORIXA / OXALÁ

Oxalá é a autoridade suprema na umbanda, recebendo ordens apenas, de seu pai Zambi (Deus). Dessa vibração suprema se originam todas as outras e ela está presente em todos nós e em todas as vibrações. Está sincretizada em Jesus Cristo, o homem que por sua perfeição e conduta conseguiu alcançá-la e sintonizá-la, porque foi educado e preparado para isso.
Ele é quem manda as entidades, para nos ajudar. Sua imagem e a de Jesus Cristo (na umbanda geralmente sem a cruz).

Nos altares de Umbanda é comum vermos a figura tranqüilizadora do Cristo de braços abertos e não numa cruz, oferecendo seu amor e caridade indistintamente a todos. Sua cabeça aureolada emite a luz do conhecimento espiritual que esclarece questões e apazigua conflitos, abrandando o ardor dos espíritos inflamados. 
Transmite aos seus filhos calma, respeitabilidade e confiança, orixá, do equilíbrio, da fraternidade, da união. Senhor do branco, da pureza. É um orixá calmo, pacificador, associado a paz .
Na África é cultuado com o nome de Obatalá. Quando porém os negros vieram para cá, como mão-de-obra escrava na agricultura, trouxeram consigo, além do nome do Orixá, uma outra forma de a ele se referirem, Orixalá, que significa, orixá dos orixás. Numa versão contraída, o nome que se acabou popularizando, é OXALÁ.

 Uma pequena história sobre Oxalá
Antigamente o céu e a terra formavam um só mundo, e orixás e seres humanos andavam livremente de um lado para o outro.
Um casal que não podia ter filhos insistiu muito a Oxalá, e este lhes concedeu a graça de gerar um menino. 
Impôs porém uma condição: O menino nunca deveria atravessar a fronteira do céu. 
O menino foi crescendo e sua curiosidade aumentando.Um dia o menino teimou, seguiu seu pai e foi ao céu, desafiando Oxalá.
Este, muito zangado, lançou seu cajado ritual (Opaxorô), separando o céu da terra, e criando o espaço que chamamos de atmosfera, que divide os dois mundos e impede os homens de visitarem o céu.. 

Filhos de Oxalá

Os filhos deste orixá são pessoas calmas e dignas de confiança são dotados de grande sabedoria, pois estão sempre buscando os significados de tudo o que ocorre ao seu redor, não cansam de estudar e buscar o conhecimento. 
É teimoso. Na teimosia não gosta de impor suas idéias, mas não cede em seu ponto de vista. De todos os Orixás, o filho de Oxalá talvez seja o mais organizado, no dia a dia, escritórios e papéis.

Sentimental, amoroso, carinhoso e muito sensual; assim é o homem de Oxalá.

É a mulher ideal para qualquer homem: preocupa-se com ele, quer agradar e faz tudo para ajudá-lo a se projetar na vida. Não tem vergonha de dizer que ama, desde que realmente ame. 

* Oxalá não incorpora na Umbanda  

 

ORIXA / OXOSSI OU OSÒÓSSI

Oxossi ou Osòóssi quer dizer "Oxo = caçador Ossi = noturno"

Oxóssi é o Orixá masculino ioruba responsável pela fundamental atividade da caça. Por isso na África é também cultuado como Ode.
Na Umbanda, recebe o título de Rei das Matas, sendo à ele consagrada a cor verde. Oxossi é um Orixá que vive ao ar livre e está sempre longe de um lar organizado e estável.
Deus dos caçadores e irmão caçula de Ogum.Oxossi se casou com Oxum. Senhor das matas e da caça. 
Protege tanto o que mata o animal como o próprio animal, já que é um fim nobre a morte de um ser para servir de alimento para outro. Por isso Oxossi nunca aprova a matança pura e simples, para ele a morte dos animais deve garantir a comida para os humanos.

Oxossi é chefe na linha dos caboclos. Detentor da sabedoria nas folhas da Jurema, Oxossi é o orixá do trabalho (empregos) e da linha da cura. 

Muitos caboclos trabalham nessa linha, pelos seus conhecimentos contra as doenças terrenas. Por ser caçador, também é conhecido por suas vitórias contra as demandas.

Oxossi também está ligado as artes. Em todo o tipo de arte ele está presente, no ato da pintura de um quadro, na confecção de uma escultura, na composição de uma música, nos passos de uma dança. Seu encantamento está na arte em geral.

Duas pequenas histórias sobre Oxossi

Certa vez, no reino de Ifá, surgiu um pássaro enorme que, voando bem no meio da cidade, não deixava que o povo fizesse as festas do tempo da colheita. O rei convocou todos os arqueiros do reino, que usaram todas as suas flechas sem conseguir espantar o animal; e por isso foram executados. O último a comparecer tinha somente uma flecha mas sua mãe, com medo de que ele fosse condenado à morte, consultou Ifá e soube que o filho devia fazer uma oferenda aos deuses antes de tentar a sorte. O rapaz obedeceu e, com sua única flecha, matou o monstro. O rapaz foi muito aclamado pelo povo e passou a se chamar Oxossi, o grande caçador.


Desrespeitando a proibição de caçar num determinado dia, não cumprindo assim a determinação de Ifá, Oxossi seguiu seu caminho em direção à floresta. Oxum, sua esposa, cansada de tanto ver seu marido quebrar os tabus, abandonou o caçador. Sozinho, caminhando pela mata, Oxossi escutou um canto que dizia: "Eu não sou bicho de penas para ser morta por você!!!". Era o canto de uma serpente, era Oxumaré. 
Obstinado, Oxossi encontrou a serpente, atravessando-a com sua lança e partindo-a em vários pedaços. 
No caminho de volta, Oxossi continuou escutando o mesmo canto. Ao chegar em casa, foi para a cozinha e preparou uma iguaria com o fruto de sua caça e, como sempre estava faminto, devorou-a rapidamente. 
Na manhã seguinte Oxum retornou à casa para ver como estava o caçador. Para seu espanto encontrou Oxossi morto, caído no chão e ao seu lado um rastro de cobra que se alongava até a entrada da floresta. Desesperada, Oxum procurou Orunmilá que ouviu seu pleito, fez renascer Oxossi como orixá protetor de todos os caçadores e transformou Oxum num rio sagrado.  

O arquétipo de Oxossi é o das pessoas espertas, rápidas, sempre alerta e em movimento. São pessoas cheias de inicitiva e sempre em vias de novas descobertas ou de novas atividades. Têm o senso da responsabilidade e dos cuidados para com a família. São generosas, hospitaleiras e amigas da ordem, mas gostam muito de mudar de residência e achar novos meios de existência em detrimento, algumas vezes, de uma vida doméstica harmoniosa e calma. 

Seus filhos gostam de fartura, principalmente de comida.

Os filhos de Oxossi trazem em seu inconsciente o gosto pelo ficar calado, a necessidade do silêncio e desenvolver a observação tão importantes para seu Orixá.
Os filhos de Oxossi, portanto, não gostam de fazer julgamentos sobre os outros, respeitando como sagrado o espaço individual de cada um. Buscam preferencialmente trabalhos e funções que possam ser desempenhados de maneira independente, sem ajuda nem participação de muita gente, não gostando do trabalho em equipe.
Saudação: Okê Oxossi ou Okê Arô !

 

 ORIXA / XANGÔ É O ORIXA DA JUSTIÇA 

Xangô, é viril e atrevido, violento e justiceiro; castiga os mentirosos, os ladrões e os malfeitores.
É um orixá que representa o poder em todas as suas dimensões: da riqueza, da sedução, da justiça, da força física, da inteligência.
Xangô tem poderes secretos, e seu machado bipene é o portador de sua justiça. O barulho dos trovões é o machado de Xangô caindo do céu para fazer justiça
O sincretismo entre Xangô e São Jerônimo está no temperamento forte, crítico e na medida que ambos são conhecedores de leis e mandamentos. Xangô tem como lugar às pedreiras. Sua imagem é representada por um ancião sentado sobre as pedras, segurando a tábua dos 10 Mandamentos e com um leão ao lado. Xangô tem sua falange também, o mais conhecido é Xangô Kaô.

Duas pequenas histórias sobre Xangô

Xangô vivia em seu reino com suas 3 mulheres ( Iansã, Oxum e Obá ), muitos servos, exércitos, gado e riquezas. Certo dia, ele subiu num morro próximo, junto com Iansã; ele queria testar um feitiço que inventara para lançar raios muito fortes. Quando recitou a fórmula, ouviu-se uma série de estrondos e muitos raios riscaram o céu. Quando tudo se acalmou, Xangô olhou em direção à cidade e viu que seu palácio fora atingido. Ele e Iansã correram para lá e viram que não havia sobrado nada nem ninguém. Desesperado, Xangô bateu com os pés no chão e afundou pela terra; Iansã o imitou. Oxum e Obá viraram rios e os 4 se tornaram Orixás. 
Xangô era extremamente mulherengo e competitivo, tendo roubado as mulheres favoritas de seus dois irmãos, às quais seduziu com sua beleza, inteligência e poder, pois ele reinou sobre todos sobre todas as terras e teve como esposas Oxum, a deusa do amor e da beleza, roubada de Oxóssi, o deus das matas, e Iansã, a sensual deusa dos ventos e tempestades, roubada de seu irmão Ogum, o deus da guerra. Ele manteve sempre três esposas, sendo a terceira delas a poderosa Obá, guerreira forte, a única a enfrentar Ogum numa luta física (perdendo, embora, a luta) e senhora dos segredos da cozinha, aos quais Xangô não resistiu, embora Obá não fosse uma mulher bonita.

Filhos de Xangô
Será raro ver-se um filho de Xangô na miséria. São ousados, persuasivos, autoritários e dominadores, tem um humor instável, ciumentos, irresistíveis pela sua retidão de caráter e facilidade de expressão, No amor exigem exclusividade. Quando se apaixonam, são ousados e cheios de iniciativas, fazem o impossível para conquistar o ser amado, são diretos, sem rodeios, atrevidíssimos, não descansam enquanto não conquistam o que querem.
Os filhos de Xangô, lutam pelo que acham certo e nenhum obstáculo os intimida. Não são preguiçosos, mas gostam da vida onde seja exigido menor esforço. Adoram boas comidas, roupas e acessórios. Aos seus filhos, Xangô não tolera a mentira, a corrupção dos valores e a deslealdade. 
Saudação: Kaô Cabecilê !

 

 ORIXA / OXUM


Sua cor é o roxo, mas em muitos terreiros é o amarelo-ouro, isso por que a sereia das águas doces, que traz a felicidade, a saúde, o amor e conforto material aparece como a entidade daomeana Oxumaré/Bessen e então é chamada de "Senhora do Ouro". Orixá da riqueza.
Oxum é sedutora, elegante, exala beleza e feminilidade. Ela foi a segunda esposa de Xangô na lenda Ioruba.
Dona da água doce e da água fria. Na África mora no rio Oxum.
Senhora da fertilidade, da gestação e do parto, cuida dos recém-nascidos, lavando os com suas águas e folhas refrescantes. 
Mamãe Oxum é a mãe adotiva de Obaluaiê foi ela quem criou e cuidou das suas feridas. É ela quem cuida dos pequeninos (os Ibejis) no seu colo ou na sua cama nos rios que domina. 
Recebe oferendas em rios ou nascentes, córregos, lagos, lagoas e cachoeiras. 
Vaidosa, é a mais bela das divindades e a própria malícia da mulher-menina. É sensual consciente de sua rara beleza e se utiliza desses atributos com jeito e carinho para seduzir as pessoas e conseguir seus objetivos. Com Oxóssi, vive seus momentos mais felizes.
Além disso, o fluir nada fixo da água doce pelos diversos caminhos, a maleabilidade do elemento se manifestam no comportamento de Oxum. 
É dos poucos Orixás iorubas que absolutamente não gosta da guerra.

Filho de Oxum ama espelhos (a figura de Oxum carrega um espelho na mão), jóias caras, ouro, é impecável no trajar e não se exibe publicamente sem primeiro cuidar da vestimenta e a mulher do cabelo e da pintura. Normalmente tem uma facilidade muito grande para o choro. É muito sensível a qualquer emoção.

Os filhos de Oxum preferem contornar habilmente um obstáculo a enfrentá-lo diretamente, por isso mesmo, são muito persistentes no que buscam, tendo objetivos fortemente delineados, chegando mesmo a ser incrivelmente teimosos e obstinados.
Os filhos de Oxum são mais discretos, pois, assim com apreciam o destaque social, temem os escândalos ou qualquer coisa que possa denegrir a imagem de inofensivos, bondosos, que constroem cautelosamente.
Até um dos defeitos mais comuns associados à superficialidade de Oxum é compreensível como manifestação mais profunda: seus filhos tendem a ser fofoqueiros, mas não pelo mero prazer de falar e contar os segredos dos outros, mas porque essa é a única maneira de terem informações em troca.
Saudação: Ai ê eu Oxum !(olha eu)

 

  ORIXÁ / OGUM


Ogum é o Orixá da guerra,vencedor de demanda, da luta. Seu filho carrega em seu gênio todos as suas característicos.

Ele é o senhor das encruzilhadas, aquele que abre todos os caminhos. Protege as pessoas em locais perigosos, dominando a rua com o auxílio dos Exus, os reis das encruzilhadas. Como se sabe, os Exus são subordinados a Ogum. 

Como está sempre ligado ao poder e a força, este Orixá não gosta de Ter suas ordens desobedecidas. Quando não é atendido fica irado e perde a razão e castiga àqueles que o desobedeceram, arrependendo-se depois.
Este Orixá foi casado com Iansã, a Orixá dos ventos, que fugiu com Xangô. Também foi casado com Oxum, a Orixá da água doce, que abandonou Ogum para se casar com Oxossi, o Orixá das matas. 
No sincretismo religioso, Ogum é São Jorge. Seja qual for o sincretismo, ele é sempre o Senhor Poderoso em quem se pode confiar nos momentos mais difíceis. As oferendas de Ogum devem ser entregues na orla das matas, nas proximidades de ruas encruzilhadas, estradas e caminhos de terra. 
Ogum é o que vem primeiro, o que está sempre à frente, um líder nato. Ele conhece e domina todos os caminhos, por isso nunca se perde e está sempre ajudando, quando corretamente evocado.
Ogum Xoroquê merece um destaque específico, pois é um Orixá masculino duplo, ou seja possui duas formas diferentes de manifestação. É associado à irmandade e afinidade estreita de Ogum com Exu, pois passa seis meses do ano como Ogum e os outros como Exu, sendo considerado guerreiro feroz, irascível e imbatível.

Uma pequena história sobre Ogum

Conta uma lenda que ao chegar a uma aldeia Ogum ficou furioso. Ele falava com as pessoas, mas ninguém o respondia. Isto aconteceu sucessivas vezes, e sempre que se dirigia a um morador da aldeia só tinha silêncio. Ele achou que as pessoas da aldeia estavam zombando dele e num ato de fúria usou seu poder e matou a todos que ele pensava estarem o humilhando. 
Um dia ao passar por outra aldeia ele contou a um ancião o ocorrido e este lhe disse que na aldeia por onde Ogum passara as pessoas, naquela época do ano, faziam um voto de silêncio por alguns dias. 
Ao saber disso ele ficou enfurecido consigo e envergonhado, jurou proteger os mais fracos e todos aqueles que estivessem sofrendo injustiças, discriminações e qualquer tipo de perseguição injusta. 

Filhos de Ogum

Não é difícil reconhecer um filho de Ogum. Tem um comportamento extremamente coerente, arrebatado e passional, aonde as explosões, a obstinação e a teimosia logo avultam, assim como o prazer com os amigos e com o sexo oposto.
São pessoas determinadas e com vigor e espírito de competição. Mostram-se líderes natos e com coragem para enfrentar qualquer missão, mas são francos e, às vezes, rudes ao impor sua vontade e idéias. Arrependem-se quando vêem que erraram, assim, tornam-se abertos a novas idéias e opiniões, desde que sejam coerentes e precisas. 
As pessoas de Ogum são práticas e inquietas, nunca "falam por trás" de alguém, não gostam de traição, dissimulação ou injustiça com os mais fracos

Falanges de Ogum

a) Ogum Beira Mar - age nas orlas marítimas
b) Ogum Iara - age nos rios
c) Ogum Rompe Mato - age nas matas
d) Ogum Malê - age contra todo o mal
e) Ogum Megê - age sobre as almas
f) Ogum De Lei - age junto com a justiça
g) Ogum de Ronda - age nas ruas, do lado de fora das porteiras. 
Saudação: Ogunhê meu pai !

 ORIXAS / YEMANJÁ


YEMANJÁ: Ye + omo + eja = mãe dos filhos peixes, ou, Yèyé omo ejá (Mãe cujos filhos são peixes).

Sem dúvida, a "Rainha das Águas" é o orixá feminino mais conhecido do Brasil. Senhora das águas, não há filho que não faça sua reverência ao por seus pés no mar, é ela quem provê a humanidade de alimento, possibilita as navegações e é considerada a responsável pela saúde mental dos indivíduos.

O culto a Iemanjá, ultrapassa o limite dos terreiros. A ela oferecemos muitos presentes. São lançados e levados ao mar, espelhos, frascos com perfume, flores, jóias,etc...
Assim como o mar domina terras e terras, e toma conta até mesmo do que não lhe pertence, Iemanjá assiste a tudo e a todos não medindo esforços para proteger e auxiliar a todos que dela precisam

É as esposa de Oxalá, senhor da criação.

Na umbanda é conhecida pelo seu canto (que parece mais um choro).

Iemanjá é, por excelência, um arquétipo da maternidade, generosa, vasta e poderosa como as águas oceânicas que cobrem a maior parte da superfície da Terra.
Sua imagem é representada por uma mulher de cabelos compridos e negros, com um vestido azul comprido de mangas largas sobre as águas e com flores a sua volta, de suas mãos saem gotas de águas que mais se parecem com moedas (a riqueza do mar), na cabeça uma coroa que pode ter uma estrela no centro. 
Ela sempre tem ouvidos para escutar seus filhos que vem a Ela, ao qual sempre oferece seu colo para aconchego e consolo. Quando invocada, Iemanjá ajuda os fiéis levando embora seus sofrimentos emocionais para as ondas do mar sagrado.

Uma pequena história sobre Iemanjá

Iemanjá teve muitos problemas com os filhos. Ossaim, o mago, saiu de casa muito jovem e foi viver na mata virgem estudando as plantas. Contra os conselhos da mãe, Oxossi bebeu uma poção dada por Ossaim e, enfeitiçado, foi viver com ele no mato. Passado o efeito da poção, ele voltou para casa mas Iemanjá, irritada, expulsou-o. Então Ogum a censurou por tratar mal o irmão. Desesperada por estar em conflito com os três filhos, Iemanjá chorou tanto que se derreteu e formou um rio que correu para o mar.

Filhos de Iemanjá

O fato de Iemanjá ser a Criação, sua filha normalmente tem um tipo muito maternal. Aquela que transmite a todos a bondade, confiança, grande conselheira.
Sempre tem os braços abertos para acolher junto de si todos aqueles que a procuram. A porta de sua casa sempre está aberta para todos.
O homem filho de Iemanjá carrega o mesmo temperamento: é o protetor. Cuida de seus tutelados com muito amor. Geralmente é calmo e tranqüilo, exceto quando sente-se ameaçado na perda de seus filhos, isto porque não divide isto com ninguém. É sempre discreto e de muito bom gosto. Veste-se com muito capricho. É franco e não admite a mentira.
Gostam de viver num ambiente confortável e, mesmo quando pobres, pode-se notar uma certa sofisticação em suas casas, se comparadas com as demais da comunidade de que fazem parte.

São pessoas que não gostam de viver sozinhas, sentem falta da tribo, inconsciente ancestral, e costumam, por isso casar ou associar-se cedo. Não apreciam as viagens, detestam os hotéis, preferindo casas onde rapidamente possam repetir os mecanismos e os quase ritos que fazem do cotidiano.

Saudação: Ó dociaba ou Odoiá !

 

 ORIXAS / IANSÃ OU OYÁ


Iansã ou Oyá tem a personalidade guerreira.Temperamental e autoritária, Iansã sabe fazer prevalecer a sua vontade. Ela sempre luta por uma causa nobre e por justiça. 

Seus cânticos, geralmente, demonstram autoridade, independência, poder de decisão, em seus pontos é comum fazer referências a Xangô (seu esposo), devido a ser fiel propagadora dos idéias de justiça do Orixá Xangô.
Iansã, Senhora dos Ventos, Senhora das tempestades é rápida como eles e não fogem as demandas, sendo sempre muito destemida.
Iansã jamais abandona os seus filhos, lutando como um tigre para protegê-los de todos os males, além de ser incentivadora dos estudos, invenções, pesquisas científicas e das artes.
Orixá feminino, filha de Oxalá e Iemanjá. Foi a primeira esposa de Xangô.
Dona da aliança é muito solicitada para resolver casos de união.

Duas pequenas histórias sobre Iansã

Os orixás estariam cansados de não ter acesso às folhas, tão importantes para qualquer celebração litúrgica e para muitos outros aspectos da vida material. Nesse aspecto, eram completamente dependentes de Ossaim, que reinava sozinho em seu domínio, Incitada por Xangô, Iansã abanou fortemente sua saia, provocando um terrível vento que arrancou todas as folhas que Ossaim tentava resguardar com o próprio corpo. A partir de então, as folhas foram repartidas e cada orixá possui as suas próprias plantas.

Xangô teria mantido contato com feiticeiros de outro reino e conseguira a promessa de receber um preparado mágico que eles possuíam e que lhe permitiria soltar vento e fogo pela boca e pelo nariz. Usou a esposa como mensageira; ela lhe trouxe a poção, mas antes experimentou-a, passando, então, a dividir com ele a mesma força. Com o tempo, apesar desses poderes serem atribuídos aos dois, foi-se estabelecendo uma certa separação, deixando a Xangô o poder do raio e do trovão e a Iansã os ventos. Quando os dois atuam juntos, acontece a tempestade.

Filhos de Iansã

Seu filho é conhecido por seu temperamento explosivo. Está sempre chamando a atenção por ser inquieto e extrovertido. Sempre a sua palavra é que vale e gosta de impor aos outros a sua vontade.

Ciumento demonstra um certo egoísmo porque não se importa com que os outros sofram pelo seu gênio reconhecidamente mal-humorado. É leal e objetivo. Sua grande qualidade, a garra, e seu grande defeito, a impensada franqueza, o que lhe prejudica o convívio social. Por ser tão marcante seu gênio, se este fosse controlado, o que não é difícil, seria pessoa muito mais feliz e querida. 
Saudação: Eparrei !

 

 ENTIDADES DE UMBANDA

  ENTIDADES / PRETO VELHOS


Sem dúvida são as entidades mais sábias e respeitadas da Umbanda. Representam a humildade, amor, perdão, sabedoria e muitas outras coisas que só a idade e o tempo podem trazer.

São carinhosamente chamados de Vó, Vô, Mãe ou Pai, sempre tem uma palavra de carinho e conforto. Prestam a caridade sem esperar nada em troca.

Trazem alívio aos necessitados a dão conselhos aos inexperientes ou aflitos. A maioria trabalha sentado, falam baixo e calmamente.
Sua vibração é facilmente percebida, geralmente começa com uma sensação de peso nas costas e dores nas pernas.
Trabalham na linha de Yorimá ou linha das almas, são conhecedores fundamentais da lei da Pemba. São espíritos de muita luz.
Assim como os caboclos também usam as plantas para fazer a cura, por serem espíritos antigos conhecem bem as plantas e suas propriedades.

Apesar de ninguém ver trabalham sempre com um Exu em sua companhia. 
Seu estalar dos dedos serve para equilibrar a aura do médium.
Costumam fumar cachimbo, tomar café amargo ou vinho tinto.
Saudação: Adorei as almas !

 

 ENTIDADES / CABOCLOS


São na maioria das vezes espíritos de civilizações primitivas, como por exemplo: Índios, Caboclos, Maias, Pajés, feiticeiros etc.

Seus gritos e brados são uma maneira de identificar-se, é como se fosse seu nome.
Os que viveram isolados da civilização falam uma língua mais primitiva e mais difícil de ser compreendida, já os que tiveram algum tipo de contato com a cidade falam apenas com sotaques diferentes, mas são facilmente compreendidos.
A grande maioria dos Caboclos são comandados por Oxossi.
São extremos conhecedores das ervas e suas propriedades medicinais. Casos de doenças ou dores são muito bem resolvidos com seus remédios a base de ervas e plantas.
Normalmente são bem sérios, não são de conversar muito ou de fazer brincadeiras.
Alguns trabalham com penachos ou cocar, fumam charutos e bebem cerveja escura.
Saudação: Okê Caboclo !

 

 ENTIDADES / BOADEIROS


Alguns foram fazendeiros, tocadores de gado, capangas, ou trabalhadores rurais. As regiões que eles viveram é que os diferenciam uns dos outros.

Chegam com o braço esticado como se estivessem laçando o seu gado.

Sabem que a prática da caridade os levará a evolução, trabalham incorporados na Umbanda, Quimbanda e Candomblé. Fazem parte da linha de caboclos, mais na verdade são bem diferentes em suas funções. 

Sua maior finalidade não é a consulta como os Pretos-velhos, nem os passes e muito menos as receitas de remédios como os caboclos, e sim o "dispersar de energia" aderida a corpos, paredes e objetos.

Os Boiadeiros representam a própria essência da miscigenação do povo brasileiro: nossos costumes, crendices, superstições e fé. Em grande parte, o trabalho dos Boiadeiros é no descarrego e no preparo dos médiuns. Os fortalecendo dentro da mediunidade, abrindo a portas para a entrada dos outros guias e tornando-se grandes protetores, como os Exús.
Saudação: Getuá boiadeiro !

 

 ENTIDADES / BAIANOS


Muitos eram antigos babalorixás, sertanejos, rendeiras ou viveram no sertão. 

A gira de baianos é uma gira bem alegre. Não tem papas na língua, dizem tudo o que precisa ser ouvido, doa a quem doer.
São amigos e gostam de conversar e contar causos, mas também sabem dar broncas quando vêem alguma coisa errada.
Conhecem de tudo um pouco, inclusive a Quimbanda, por isso podem trabalhar tanto na direita desfazendo feitiços, quanto na esquerda.
Os Baianos são alegres como o povo brasileiro. Usam chapéu de palha ou de couro e falam com sotaque característico nordestino. 
Isso não significa que tenham vivido no Estado da Bahia quando encarnados, é apenas uma forma de homenagear aqueles que foram os primeiros a difundir a Umbanda. 
Gostam de água de coco, farofa bem apimentada, batida, pinga ou coquinho.
Um dos baianos mais conhecidos é o Zé Pilintra.
Saudação: Salve o Nosso Senhor do Bonfim !

 

 ENTIDADES / CRIANÇAS

Cosme e Damião são representantes da falange das crianças, também conhecida como Ibeijada ou Erês.
Os filhos de Ogum, como também são conhecidos, tem a presença mais alegre da Umbanda. 
A presença das crianças na Umbanda traz renovações e esperança, reforçando a natureza pura e ingênua dos seres humanos.
Como toda criança eles gostam de brincar, comer doces, tomar refrigerante e fazerem travessuras...mas por outro lado sabem também dar broncas e trabalhar com seriedade!
A festa de Cosme e Damião é bastante conhecida pelo fato de reunir uma enorme quantidade de doces que normalmente são distribuídos entre as crianças.
Apesar de se apresentarem na forma de criança são bastante evoluídos.
Suas oferendas são feitas em jardins ou qualquer local aberto que seja florido

 

ENTIDADES / MARINHEIROS 
Os Marinheiros trabalham na linha de Iemanjá e Oxum (povo d'áqua).
A grande maioria é comandada por Iemanjá, que é a rainha do mar.
Em outras existências foram marinheiros, pescadores, marujos enfim conhecem o mar como ninguém. 
Os marinheiros costumam levar com eles para o mar todas as vibrações negativas.
Seu balanço lembra o mar e seu apito os navios, alguns emitem um som que lembra o canto ou choro de Iemanjá.
Seu trabalho é realizado em descarregos, consultas, passes, desenvolvimento dos médiuns e em outros trabalhos que possam envolver demandas.
A marujada coloca seus bonés e, enquanto trabalham, cantam, bebem e fumam. 
Dentre os marinheiros o mais conhecido é o Martim pescador.
Sua bebida é o Rum, Conhaque, Martini ou água salgada 

 

ENTIDADES / EXUS 
A palavra EXU em Ioruba significa "ESFERA", aquilo que é infinito, que não tem começo nem fim. Exu, serve como intermediário entre os Orixás e nós, homens. É a força da criação, é o princípio de tudo, o nascimento, o equilíbrio negativo do Universo, o que não quer dizer coisa ruim.
Exu é um tipo de entidade que trabalha na esquerda, são os espíritos, que melhor nos entendem, pois conhecem o problema humano. Também conhecidos como "compadre".
Em um terreiro, quando têm gira de esquerda, parece uma festa, as entidades vêm bebem, fazem a maior bagunça, porém você deve se perguntar então pra que girar com exu eles só vem beber?
Não quanto a isso você está muito enganado, exu e de extrema importância na umbanda, tanto que todos, os terreiros fazem sua obrigação (pequena oferenda uma vela e um copo de pinga) a exu.
São espíritos que já encarnaram na terra. Na sua maioria, tiveram vida difícil como mulheres da vida; boêmios; dançarinas de cabaré, etc.
Estes espíritos optaram por prosseguir sua evolução espiritual através da prática de caridade, incorporando nos terreiros de Umbanda. São muito amigos, quando tratados com respeito e carinho, são desconfiados mas gostam de ser presenteados e sempre lembrados. Estes espíritos, assim como os Pretos-velhos, e crianças, são servidores dos Orixás. Não se deve confundir os Exus da Umbanda com Exu da Nação (candomblé), pois são diferentes. 
Apesar das imagens de Exus, fazerem referência ao "Diabo" medieval (herança do Sincretismo religioso), eles não devem ser associados a prática do "Mal", pois como são servidores dos Orixás, todos tem funções específicas e seguem as ordens de seus "patrões". Dentre várias, duas das principais funções dos Exus são: A abertura dos caminhos e a proteção de terreiros e médiuns contra espíritos perturbadores durante a gira ou obrigações. 

Desta forma estes espíritos não trabalham somente durante a "gira de Exus" dando consultas, onde resolvem problemas de emprego, pessoal, demanda e etc... de seus consulentes. Mas também durante as outras giras (Caboclos, Pretos-velhos, Crianças e etc), protegendo o terreiro e os médiuns, para que a caridade possa ser praticada.

Pomba gira

Chamada de Pomba gira ou Exu-mulher, também são carinhosamente chamadas de "moça", são mulheres maravilhosas, que admiram a beleza, a festa e a música.
Geralmente alegre em seus trabalhos ela chama atenção por uma beleza misteriosa e sedutora
Quando incorporada no médium, a pomba gira mostra-se quase sempre bonita, feminina, amável, elegante, sedutora, mais também tem vidência, é certeira e sempre têm algum conselho para aqueles que estão sofrendo por um amor. Ela gosta das bebidas suaves : vinhos doces, licores, cidra, champanhe, anis, etc. E gosta dos cigarros e cigarrilhas de boa qualidade, assim como também lhe atrai o luxo, o brilho e o destaque. Usa sempre muitos colares, anéis, brincos, pulseiras, etc. 
Sendo que existem milhares de pomba giras, e que cada uma tem sua própria personalidade, torna-se muito difícil uma descrição geral.
Algumas delas são companheiras dos Exus, ajudando-os nos trabalhos.
As funções principais de Pomba gira é ajudar para os casos de amor, mais também é usada a sua força para desmanchar feitiços, para pedir proteção. 
Para os leigos, mulheres da vida que perturbam os casamentos, para nós, espíritos extremamente feminino, disposto a nos ajudar em nossas dificuldades emocionais, sentimentais e muitos outros problemas, até mesmo sexuais.
Entre as pombas giras as mais conhecidas são: Maria Padilha das almas, Maria Mulambo, Dama da noite, Sete saias, Sete maridos. 

Os Exus estão divididos em 3 grandes linhas: Cemitério, Encruzilhada e Estrada.


Exus do Cemitério: É formada por Exus sérios, em sua maioria servidores de Omulu (Rei do Cemitério). Não costumam dar consulta, se apresentam principalmente em grandes obrigações, trabalhos e descarregos.
Ex: Sr. João Caveira; D.Maria Quitéria; D.Rosa Caveira; Sr. 7 Catacumbas; Sr. 7 Facas, etc....

Exus da Encruzilhada: Esta linha é formada por Exus que servem a Orixás diversos. Não são brincalhões como os Exus da estrada, mas também não são tão fechados como os do cemitério. Gostam de dar consulta e também de participar em obrigações e descarregos. Alguns deles se aproximam muito (em suas características) da linha do cemitério, são os que chamamos de "Encruza pesada", enquanto outros se aproximam mais da linha da estrada, "Encruza leve".
Ex: Sr.Tranca Rua; Sr. Veludo; D. 7 Encruzilhadas; Sr. 7 Encruzilhadas; D. Maria Mulambo; D. Maceió; etc...
Exus da Estrada: São os mais "brincalhões". Suas consultas são sempre recheadas de boas gargalhadas, porém é bom lembrar que como em qualquer consulta com um guia incorporado, o respeito deve ser mantido e sendo assim estas "brincadeiras" devem partir SEMPRE do guia e nunca do consulente. São os guias que mais dão consultas em uma gira de Exu, se movimentam muito e também falam bastante, alguns chegam a dar consulta a várias pessoas ao mesmo tempo. Nesta linha trabalham vários espíritos, desde os Exus da estrada propriamente dita, como também os Ciganos e a malandragem. Também se encaixam nesta linha alguns espíritos, que apesar de já terem atingido um certo grau de evolução, optaram por continuar sua jornada espiritual trabalhando como Exus (Exu Mangueira, Exu do Tempo, etc...).
Ex: D. Maria Padilha; D. Rosa Vermelha; Sr. Tiriri; D. Cigana/Ciganinha, etc...

Uma pequena história sobre Exu

Existiam dois amigos, eles trabalhavam na lavoura e se conheciam desde pequenos, eram muito amigos, mas um dia, esqueceram de fazer sua oferenda, a Exu.

Então Exu disse:
-Vou pregar uma peça nestes dois! 
Eles estavam no campo trabalhando, e Exu se disfarçou de humano, colocou um chapéu que do lado direito era preto e do esquerdo vermelho.
Passou bem no meio da onde os dois homens trabalhavam, e cumprimentou os trabalhadores.Cada um viu apenas um lado do chapéu. 
Um deles disse:
-Que educado esse rapaz de chapéu preto né?, E o outro achando que o companheiro estava brincando disse:
-Que preto, era vermelho! Os dois começaram a discutir cada um sustentando a sua opinião.
Como um achou que o outro estava desacreditando de sua palavra eles começaram a brigar.
E acabaram por se matar... 

Tipos de Exu

EXU PAGÃO: é aquele que não sabe distinguir o bem do mal, trabalha para quem pagar mais. Não é confiável, pois se pego, é castigado pelas falanges do Bem, então se volta contra quem o mandou. 
EXU BATIZADO: é todo aquele que já conhece o Bem e o Mal, praticando os dois conscientemente, são os capangueiros ou empregados das entidades, a cujo serviço, e evoluem na prática do bem, porém conservando suas forças de cobrança. 
EXU COROADO: é aquele que após grande evolução como empregado das Entidades do Bem, recebem por mérito, a permissão de se apresentarem como elementos das linhas positivas, Caboclos, Pretos Velhos, Crianças, Oguns, Xangôs e até como Senhoras.Seriam os Guardiões,Chefes de falange 

"REPRESENTAÇÃO DOS EXUS ENTRE AS LINHAS DE UMBANDA"

LINHA DE OXALÁ
7 - Exu Sete Encruzilhadas Comando negativo da linha 
6 - Exu Sete Pembas Representante negativo na linha das Senhoras 
5 - Exu Sete Ventanias Representante negativo na linha de Ibeji 
4 - Exu Sete Poeiras Representante negativo na linha de Xangô 
3 - Exu Sete Chaves Representante negativo na linha de Ogum 
2 - Exu Sete Capas Representante negativo na linha de Oxóssi 
1 - Exu Sete Cruzes da Calunga Representante negativo na linha das Almas 

LINHA DAS SENHORAS
7 - Exu Maré Representante negativo na linha de Oxalá 
6 - Exu Pomba Gira Comando negativo da linha 
5 - Exu Má-canjira Representante negativo na linha de Ibeji 
4 - Exu Carangola Representante negativo na linha de Xangô 
3 - Exu Naguê Representante negativo na linha de Ogum 
2 - Exu Maria Mulambo Representante negativo na linha de Oxóssi 
1 - Exu Maria Padilha Representante negativo na linha das Almas 

LINHA DE IBEJI
7 - Exu Veludinho da Meia Noite Representante negativo na linha de Oxalá 
6 - Exu Manguinho Representante negativo na linha de Senhoras 
5 - Exu Tiriri Comando negativo da linha 
4 - Exu Lalú Representante negativo na linha de Xangô 
3 - Exu Toquinho Representante negativo na linha de Ogum 
2 - Exu Mirim Representante negativo na linha de Oxóssi 
1 - Exu Ganga Representante negativo na linha das Almas 

LINHA DE XANGÔ
7 - Exu Pedreira Representante negativo na linha de Oxalá 
6 - Exu Calunga Representante negativo na linha das Senhoras 
5 - Exu Corcunda Representante negativo na linha de Ibeji 
4 - Exu Gira Mundo Comando negativo da linha 
3 - Exu Meia Noite Representante negativo na linha de Ogum 
2 - Exu Mangueira Representante negativo na linha de Oxóssi 
1 - Exu Ventania Representante negativo na linha das Almas  

LINHA DE OGUM
7 - Exu Tira Teimas Representante negativo na linha de Oxalá 
6 - Exu Tira Toco Representante negativo na linha das Senhoras 
5 - Exu Limpa Trilhos Representante negativo na linha de Ibeji 
4 - Exu Tranca Gira Representante negativo na linha de Xangô 
3 - Exu Tranca Ruas Comando negativo da linha 
2 - Exu Veludo Representante negativo na linha de Oxóssi 
1 - Exu Porteira Representante negativo na linha das Almas 

LINHA DE OXÓSSI
7 - Exu da Campina Representante negativo na linha de Oxalá 
6 - Exu Bauru Representante negativo na linha das Senhoras 
5 - Exu Lonan Representante negativo na linha de Ibeji 
4 - Exu Capa Preta Representante negativo na linha de Xangô 
3 - Exu Pemba Representante negativo na linha de Ogum 
2 - Exu Marabô Comando negativo da linha 
1 - Exu das Matas Representante negativo na linha das Almas 

LINHA DAS ALMAS
7 - Exu Pinga Fogo Representante negativo na linha de Oxalá 
6 - Exu Alebá Representante negativo na linha das Senhoras 
5 - Exu Bára Representante negativo na linha de Ibeji 
4 - Exu Come Fogo Representante negativo na linha de Xangô 
3 - Exu do Lodo Representante negativo na linha de Ogum 
2 - Exu Brasa Representante negativo na linha de Oxóssi 
1 - Exu Caveira Comando negativo da linha 

Saudação: Laroiê Exu !