Muitas pessoas têm dificuldades de entender o que os guias falam durante as consultas, portanto, resolvi listar alguns termos comuns para facilitar o seu entendimento. Lembre-se: você pode perguntar sempre! Tanto à entidade que vai tentar explicar o que ela quer dizer, quanto aos cambonos (ajudantes) que ficam junto do atendimento.

Alguidar, aguidá: Vasilha de barro onde se coloca comida votiva.

Amaci: Líquido preparado de folhas sagradas, maceradas em água, deixando repousar durante sete dias. É destinado a banhar a cabeça dos médiuns.

Aparelho: É o médium de incorporação.

Aruanda: Céu, onde vivem os Orixás e entidades superiores.

Baixar: O ato da incorporação em um médium.

Banda: Lugar de origem de uma entidade.

Burro: Termo utilizado pelos Exús para designar um médium de incorporação.

Calunga grande: O mar.

Calunga pequena: O cemitério.

Cambono: Ajudante nas sessões de Umbanda, assessorando as entidades, médiuns e consulentes.

Carregado: Indivíduo com energias ruins, más vibrações espirituais.

Caruruto: Charuto.

Cavalo: Uma outra maneira de se referir aos médiuns de incorporação.

Cazuá: Casa, terreiro, templo, local.

Congá: Altar (também falado como "gongá")

Dar passagem: Ato do Orixá ou da entidade deixar o médium para que outra entidade nele incorpore.

Descarregar, descarrego: Ato de livrar alguém das vibrações ruins, renovando suas energias.

Descer: Outro nome para o ato de incorporação.

Desenvolvimento: Aprendizado dos iniciados para a melhoria da sua capacidade mediúnica, com a finalidade da incorporação de entidades.

Despachar, despacho: Fazer uma oferenda, geralmente para Exú.

Entidade: Seres espirituais da Umbanda.

Falange: Legião, linha de seres espirituais dentro de uma mesma corrente.

Filho de fé: Médium, iniciante ou não.

Firmar: Concentrar-se.

Firmar o ponto: Cantar coletivamente um ponto (cântico) a fim de conseguir melhor concentração e vibração.

Fundanga: Pólvora.

Gira: Sessão religiosa da Umbanda.

Gongá: Altar.

Guia (1): Colar ritualístico especial para cada entidade.

Guia (2): Entidade espiritual.

Guia de cabeça, guia de frente: Principal entidade de um médium, seu protetor.

Incorporação: "Transe" para a conexão do médium com uma entidade.

Linha: Faixa de vibração de uma entidade.

Marafo: Aguardente, termo geralmente usado pelos Exús.

Matéria: Corpo, parte material do ser humano.

Mironga: Segredo, mistério.

Morador, moradô: Casa, lugar onde você mora.

Passe: Ato pelo qual a entidade utiliza de seus mistérios e energias para purificar e tratar o consulente, afastando os males provocados por vibrações negativas.

Patuá: Amuleto que se leva no pescoço ou na roupa para alguma finalidade específica.

Pemba: Espécie de giz, de forma ovalada, em diversas cores. Geralmente utilizado para riscar pontos e também como parte dos passes.

Pito: Cachimbo, geralmente utilizado pelos Pretos-velhos.

Ponto: Cântico utilizado para concentração e invocação das energias.

Ponto de abertura: Para iniciar uma gira (sessão)

Ponto de chamada: Para invocar entidades

Ponto de defumação: Cantado enquanto é feita a defumação da casa, dos médiuns e das pessoas presentes.

Ponto de subida: Cântico para ajudar a entidade a deixar o médium.

Ponto riscado: Desenho místico formado por diferentes signos, geralmente riscados com a pemba. Usado para invocar entidades. Quando desenhado pelo médium incorporado, identifica sua entidade.

Puxar um ponto: Iniciar um cântico.

Quartinha: Uma espécie de vasilha de barro.

Tuia: Pólvora.